Star Raiders [PRÉVIA]

21 de outubro de 2010

Atari está pronta para reviver os grandes sucessos do passado

Do antigo Atari para os consoles da sétima geração. O salto pode parecer gigantesco, mas a equipe de desenvolvedores da Incinerator Studios está confiante no potencial da franquia Star Raiders, a qual passará por uma recriação completa, chegando ao PlayStation 3 e ao Xbox 360 no mês de janeiro de 2011.

Para quem não sabe, o jogo Star Raiders original — lançado no final da década de 1970 para Atari — foi considerado por muitos como revolucionário, contando com perspectiva de primeira pessoa.

No comando das espaçonaves, os jogadores podiam se mover em todas as direções do espaço, travando batalhas épicas contra os Zylons. Muitos reconhecem que o jogo foi copiado diretamente pela concorrência, e que ele também inspirou outros clássicos mais avançados do gênero, a exemplo de Wing Commander.

Img_normal

Reformulando um clássico

Muito embora grandes detalhes a respeito da recriação de Star Raiders não tenham sido revelados até o momento, uma entrevista — em que participaram o produtor sênior do título, Jonathan Moses, e o presidente da Incinerator, Joel Goodman —, cedida ao site Gamespot, esclareceu qual será a abordagem adotada para o século XXI.

Segundo Jonathan Moses, o núcleo do jogo foi totalmente reconstruído, sendo adicionados elementos modernos de jogos — ideias criadas dentro da Incinerator, ainda que de acordo com as especificações da Atari. A história e a apresentação serão similares às encontradas em jogos de grande porte de tiro em primeira pessoa, mas o produtor foi rápido em afirmar que os fãs do jogo antigo “se sentirão em casa”.

A jogabilidade será focada nos duelos espaciais, que ressurgirão em altíssima velocidade para a versão de 2011. A transformação em tempo real das aeronaves é uma das apostas dos desenvolvedores, a qual permitirá ajustes rápidos às diversas situações de combate. Tal mecanismo provoca alterações diretas no modelo de controle do game.

Flash Animation

Vida no espaço

Outros elementos importantes — e que devem ser trazidos do projeto original — são o gerenciamento de pontos de energia (que ficam espalhados pelo espaço) e o mapa galáctico. Em termos de arte, os designers optaram por um estilo próximo ao apresentado pelas séries televisivas com temas Sci-Fi.

A promessa é de que os cenários apresentem grande profundidade e realismo elevado, ainda que com cores vibrantes espalhadas por todos os cantos.

Quando perguntado a respeito de conteúdos especiais, Joel Goodman afirmou que há a possibilidade do jogo original ser incorporado como bônus aos mais dedicados. Em termos de downloadable contents (DLC), foi dito que o universo de Star Raiders pode ser expandido de muitas formas, e que os planos para pacotes adicionais estão sendo discutidos neste exato momento.

O valor da história

Ainda durante a entrevista, Joel Goodman esclareceu que Star Raiders foi escolhido para passar pelo processo de revitalização por ter sido considerado como um divisor de águas no universo dos jogos, e que a Incinerator Studios foi a desenvolvedora selecionada por já ter trabalhado anteriormente com a Atari, tendo apresentado também o melhor conceito de reformulação para a franquia em questão.

Segundo Jonathan Moses, a Atari não deixará o seu legado para trás, e vem estudando a possibilidade de seguir o modelo de desenvolvimento para outras franquias, enquanto trabalha paralelamente em novos e empolgantes projetos. O lançamento de Star Raiders está previsto para o dia 4 de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário