Dissipe as brumas de Avalon em um RPG “casual”
Jogos pequenos e casuais, essa é a ideia que vem a mente quando o assunto são jogos da XBLA e PSN. A jogabilidade acessível e a curta duração garantem diversão rápida e descompromissada a qualquer jogador, portanto, jogos mais “densos” e RPGs com tramas elaboradas, derivações morais e finais múltiplos não ter muito espaço no grande mar de títulos para download das redes online do Xbox 360 e PlayStation 3.
Todavia, a Focus Home Interactive parece não se preocupar muito com isso e embarcou de cabeça em um projeto diferente. Jehanne Rousseau, diretora executiva do estúdio e produtora de Faery: Legends of Avalon, acredita ter encontrado a receita certa para um RPG dar certo no mundo dos jogos casuais.
As lendas de Avalon
No início do mundo, homens e fadas coexistiam em paz até o momento em que a magia deu lugar à ciência e à indústria e os seres fantásticos tiveram de se refugiar no mundo místico de Avalon — uma espécie de reduto interdimensional.
Em Avalon, a magia permanecia forte, alimentando a existência das fadas e elfos. Entretanto, algo aconteceu e agora o encanto está se desfazendo. A magia está se desintegrando sem qualquer motive aparente.
Com Avalon em perigo, você — no papel de uma fada (mulher) ou um elfo (homem) — é enviado em uma jornada para descobrir o que está acontecendo e tentar salvar a magia que ainda resta no mundo.
Os cenários líricos emprestam detalhes de várias mitologias, principalmente das lendas europeias — como a da Árvore da Vida e a do Holandês Voador (famoso navio fantasma) — que ficam ainda mais imponentes quando vistos pelos olhos de uma diminuta fadinha.
Aqui se faz...
Faery: Legends of Avalon é ambicioso. Segundo Rousseau, o título não será tão “grande” quanto um bom RPG da BioWare (Mass Effect e Dragon Age), mas suas ações vão afetar profundamente o desenrolar e conclusão da trama.
Suas escolhas de diálogo — devidamente assinadas em azul (positivas) e vermelho (negativas) — afetará diretamente o relacionamento com os outros personagens. O jogo não trará um “medidor moral”, ou seja, a índole do personagem não será determinada por conta de um encontro.
Em vez disso, você pode optar por ser gentil com um NPC carismático e totalmente agressivo com outro sem se preocupar em ser taxado como santo ou demônio. As derivações morais e meandros da trama levarão o jogador a um de três finais possíveis.
Além disso, as missões possuem mais de uma forma de serem completadas, por exemplo: em determinado momento, você deverá lidar com uma infestação de cupins que ameaça a Árvore da Vida. Para solucionar o problema, você pode pegar a sua espada e partir para o combate ou coordenar um grande exército de formigas que expulsará os cupins.
Outro ponto interessante é que a sua jornada é registrada em um diário, escrito como se fosse um livro, que por sua vez pode ser compartilhado online com outros jogadores.
A ideia é interessante, pois permite que você veja como a aventura dos outros foi diferente da sua; especialmente por conta da grande variedade de aspectos personalizáveis que podem ser alterados na sua fada ou elfo.
Mutação
Um dos aspectos mais interessantes de Faery: Legends of Avalon é a “visualização” das constantes evoluções da sua fada ou elfo. Na maioria dos jogos, subir de nível e ganhar novos poderes é uma questão técnica, já em Faery essas mudanças também são visíveis.
Quando você ganha um par de asas elas realmente aparecem em seu personagem — especialmente porque existe uma grande variedade de asas, cada uma com propriedades especiais particulares.
Por exemplo, se você escolhe asas de borboleta, sua criatura poderá voar e disparar descargas elétricas contra seus oponentes; se preferir ganhar uma cauda de gato, seu personagem ficará mais ágil e seu bônus de defesa passiva será aumentado.
Copiloto
Você não estará sozinho nessa grande jornada. Ao seu lado estão outros seis companheiros, encontrados ao longo da sua busca. Na verdade, o seu bando é formado por apenas três personagens — você e mais dois, que podem ser substituídos de acordo com suas necessidades.
Os companheiros são importantes não apenas nos combates, mas eles também influenciam na trama. Seus companheiros não são desprovidos de sentimentos e o seu comportamento afeta o que eles sentem por você — por sinal existe a possibilidade de envolvimento amoroso — e se eles não gostarem das suas atitudes eles podem te deixar na mão.
Você não pode personalizar os seus companheiros, mas cada um possui uma variedade interessante e peculiar de atributos. Alguns podem conjurar animais, enquanto outros comandam os elementos.
Faery: Legends of Avalon contará com aproximadamente 14 horas de jogo, uma boa medida entre um RPG “hardcore” e as habituais 4 horas da maioria dos títulos da XBLA e PSN. O jogo ainda não tem data de lançamento definida, mas é esperado para meados de novembro via download na Xbox Live Arcade, PlayStation Store e Steam.
0 comentários:
Postar um comentário